A PSICOTERAPIA


Apesar da popularidade crescente que a psicologia vem adquirindo ultimamente, é muito comum o aparecimento de dúvidas a respeito da PSICOTERAPIA : "Para que serve?", "O que pode fazer por mim?"

A psicoterapia é um valioso instrumento que visa um maior autoconhecimento, ampliação de possibilidades existenciais e de crescimento pessoal, portanto tem como objetivo facilitar o movimento natural da vida das pessoas. Durante uma psicoterapia ou processo psicoterapêutico o indivíduo tem a oportunidade de compreender suas próprias maneiras de relacionar-se consigo próprio e com os outros.

A psicoterapia é um processo conduzido por um psicólogo clínico, com competência profissional para realizar diagnóstico e procedimentos psicológicos fundamentados em bases teóricas. Através do domínio de técnicas terapêuticas o psicoterapeuta, que para tal deve possuir especialização em sua área de atuação e linha de atendimento, ajuda o indivíduo a realizar mudanças profundas em sua existência.

A necessidade de ajuda psicoterapêutica pode surgir abruptamente, por exemplo, quando um amigo, familiar ou profissional da área da saúde sugere que o indivíduo procure um psicoterapeuta; assim como esta necessidade pode surgir aos poucos e a pessoa se dá conta que não está feliz com sua vida, seja na esfera social, familiar, conjugal ou profissional.

A psicoterapia pode auxiliar tanto adultos como adolescentes e crianças e pode ser uma abordagem individual, familiar e de casal.

W. R. Bion
Sigmund Freud