PUBLICAÇÕES


A Importância do Brincar na Infância

Psicológas do Instituto Insight

O brincar desempenha uma função muito importante no desenvolvimento físico, emocional e social de uma criança.
     O recém nascido abre as portas de acesso ao mundo lúdico por meio de seus cinco sentidos e utiliza o próprio corpo para a experiência de brincar. O bebê brinca com suas mãos, manipula objetos, leva-os a boca como uma forma de brinquedo.
    Através do brinquedo a criança conquista sua primeira relação com o mundo exterior. Por meio da brincadeira a criança estimula e desenvolve a iniciativa, a imaginação a socialização, a linguagem, a capacidade de colocar-se na perspectiva do outro, a capacidade intelectual, a representação simbólica e o teste de limites.
    Atualmente observamos o uso indiscriminado de jogos eletrônicos e internet,  substituindo as tradicionais  brincadeiras. É necessário resgatar o andar de bicicleta, o jogar bola, o brincar de roda, atividades ao lar livre que, além de divertirem a criança auxiliam na interação com outras crianças e com o meio ambiente.
    A presença dos pais  é fundamental neste processo, valorizando e experimentando junto com a criança o fantasiar e o brincar. Ao longo do desenvolvimento, o prazer de brincar  deve ser substituído por outros prazeres como estudar, trabalhar, produzir, etc.


Publicado em 25.11.2013